sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais eu me mordo de ciúme ♫



Quem nunca se apaixonou que atire a primeira pedra, mas diga lá se não é gostoso sentir aquele frio na barriga, a saudade do cheiro, do toque, apenas um dia sem ver o amado é algo mortal pra quem tá no começo do namoro, mas acho que pior que isso só mesmo as crises por motivos bobos. É comum o ciúme rondar qualquer relação e me desculpem os 'não ciumentos', porém pra mim toda relação deve a ver um tom de ciúme, desde que seja num nível aceitável, afinal ninguém é propriedade de ninguém.


E como ciumenta nata concordo que é mais do que devido falar sobre o assunto: Ciúme. Com toda a certeza eu garanto que sou daquelas frias, sem sentimentos e orgulhosas e arrogantes, com tudo ainda sim no fundo, bem no fundo eu ainda consigo ter um pouco de carinho, afeto, doçura, um toque feminino.


Independente do que as pessoas considerem o significado da palavra 'ciúme', dando uma pesquisada pelo maior lugar onde é armazenado conhecimento (não, não é o meu cérebro hehe') um dicionário virtual me informa que ciúme é: "S.m. Emulação, inveja; zelo de amor. Pesar, despeito por ver alguém possuir um bem que se desejaria ter: o ciúme o atormenta. Receio de que a pessoa amada se apegue a outrem."


Digamos que o ciúme é algo que todo (ou quase todo) mundo sente, sentiu ou vai sentir por algo ou alguém e como o assunto é ligado a relacionamento posso afirmar que a maioria das pessoas já teve aquela 'pontinha' de ciúme de um amigo muito querido, do pai, mãe e principalmente do: Namorado(a).


Eu por exemplo sou muito, mais muito ciumenta com meu namorado e sei que ele é também comigo e diante de tantas crises de ciúmes já nos deparamos brigando por coisas sem noção do tipo: Amor, você já entrou no seu Orkut? Como assim? Se o Orkut é do indivíduo porque ele não pode entrar? Ok estou mudando um pouco o assunto, mas o fato é que ciúme excessivo vira motivo de briga constante, gera desconfiança e tudo o que põem a perder um relacionamento seja ele de menos de um mês a mais de oito anos.


E de acordo com site "Brasil Escola": O ciúme é um tipo de sentimento que acomete inúmeros seres humanos. Ocorre quando há distorção do sentimento de zelo e cuidado para com uma determinada pessoa. Ao contrário do que se pensa, o ciúme é um sentimento pessoal, voltado para quem o sente.


O ciúme se manifesta:


- perante uma ameaça à solidez de um relacionamento;
- diante da possibilidade de perda da pessoa por quem se tem ciúme;
- ou quando se detecta a perda da exclusividade em relação ao sujeito passivo do ciúme.


Essas afirmações se diferem do que se pensava antigamente, já que acreditavam que o ciúme era um sentimento positivo, visto como uma prova de amor.


Existem pessoas que desde a infância desenvolvem esse sentimento, ocorre aproximadamente aos quatro anos de idade, quando a criança se identifica com um dos pais (o do mesmo sexo que ela) e sente ciúme deste até mesmo quando seu (sua) parceiro (a) se aproxima.


Em geral, o ciúme se manifesta por instabilidade na relação, dúvidas, raiva, medo, vergonha por parte de um membro do casal ou dos dois. Pode ser considerado normal quando ocorre em determinadas situações, como ser excluído e ou rejeitado pelo parceiro (a) ou ainda quando um terceiro (a) passa a buscar a atenção desse; pode ser tensional quando provoca sentimentos desagradáveis como angústia e fragilidade ligados à relação e ainda patológico quando a insegurança proporcionada pelo ciúme promove reações e certezas infundadas.


Em relação ao ciúme patológico, é considerado distúrbio paranóico pela psiquiatria, pois seu portador não diferencia fantasia e imaginação da realidade. É caracterizado por extrema desconfiança, constante busca de provas e confissões. A pessoa com este tipo de paranóia sente-se ansiosa, depressiva, humilhada, com desejo de vingança e com aumento da libido. Tal distúrbio, se detectado, deve ser rapidamente tratado, pois pode induzir seu portador a tomar atitudes extremamente perigosas.


Esse texto escrito por Gabriela Cabral, resume um pouco do que se trata o assunto que é tão extensivo quanto esse.


Afinal das contas ainda é gostoso quando a gente se sente amado sem desconfianças e brigas por outras pessoas que normalmente nem sabem que estão sendo faladas.


"Como uma coisa tão assustadora pode ser ao mesmo tempo tão boa? Apaixonar-se é abrir-se para o outro sem nenhuma garantia."


Sites de pesquisa: http://www.brasilescola.com/psicologia/ciumes.htm


http://www.dicio.com.br/ciume/


http://twitter.com/asfrasesdodia


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...